Quais são as consequências de misturar as contas pessoais dos sócios com as da empresa?

Quais Sao As Consequencias De Misturar As Contas Dos Socios Com As Da Empresa Blog (1) - ARVI Consultoria

Compartilhe nas redes!

É muito comum, principalmente nos pequenos negócios, que as contas pessoais dos sócios sejam pagas pela conta da empresa. Pior ainda quando se tem dois ou mais sócios, pois a separação fica ainda mais complicada.

Quando isso acontece, pode ser caracterizada a chamada confusão patrimonial. As consequências de tal prática constam no art. 50 do Código Civil, que foi alterado pela Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019.

Você quer saber quais são essas consequências para os sócios da empresa? 

Então leia nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

CENÁRIO

Vamos imaginar uma clínica médica que possui duas sócias. Uma delas utiliza a conta da empresa para pagar suas despesas pessoais. Contas de luz, água, telefone, cartão de crédito, mestrado e aluguel do apartamento, são pagas mensalmente utilizando o saldo disponível na conta da empresa. E quando não há limite no seu cartão pessoal, utiliza o cartão da empresa para efetuar compras de valores mais expressivos.

Esse cenário não é incomum e traz para a empresa uma grande confusão financeira, além de acarretar grandes prejuízos também para os sócios. Diante disso, saiba que, se você age dessa forma, está correndo um grande risco!

Quando você abre uma empresa limitada e aporta capital social nela, a responsabilidade dos sócios está limitada ao capital social da empresa. Porém, quando há mistura entre o patrimônio da empresa e dos sócios, a lei classifica como confusão patrimonial e os bens pessoais dos sócios podem ser alcançados para pagamento de débitos.

CONSEQUÊNCIAS DA CONFUSÃO PATRIMONIAL

Como mencionado, a Lei nº 13.874 traz consequências para os sócios que se utilizam da pessoa jurídica para pagar suas contas, gerando assim a confusão patrimonial.

Art. 50 da Lei:

“Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.”

Ou seja, em uma eventual ação contra a empresa que pratica a confusão patrimonial, a Justiça pode decidir estender as dívidas da empresa aos sócios ou administradores, descaracterizando a personalidade jurídica da empresa.

COMO EVITAR A CONFUSÃO PATRIMONIAL

  1. Conta corrente da empresa

Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é abrir uma conta corrente para a pessoa jurídica (se não houver) e centralizar toda a movimentação ocorrida no negócio. Hoje em dia, é muito fácil abrir uma conta PJ, já que existem vários bancos que oferecem conta PJ digital e sem tarifas. Logo, em minutos e de forma digital, você abre a conta da sua empresa. 

  1. Remuneração fixa para cada sócio

É importante definir uma remuneração fixa para cada sócio. Normalmente, trata-se de um valor dividido entre o pró-labore, que constará na folha de pagamento, e a distribuição de lucros. É fundamental que o sócio tenha conhecimento sobre cada uma das formas de receber pelo seu trabalho e pelo investimento no negócio. Indicamos que sejam realizadas duas transferências para a conta pessoal do sócio: uma referente ao pró-labore e outra referente à distribuição de lucros.

  1. Sistema de gestão e de controle da movimentação

É fundamental registrar toda a movimentação ocorrida na empresa em um sistema de gestão ou em algum tipo de controle, como planilhas eletrônicas, por exemplo. Esses registros devem ser feitos de forma individualizada e com clareza, para que possam ser utilizados na elaboração de informações fiscais, financeiras e contábeis. Não se esqueça que sua empresa pode precisar prestar contas do que ela movimentou, logo, ter um bom controle é de suma importância!

  1. Contabilidade em dia

Manter a contabilidade em dia vai evitar que você tenha dores de cabeça com problemas fiscais, bem como pode auxiliar na gestão financeira do seu negócio, fornecendo relatórios contábeis tempestivos. Além disso, considere ter uma assessoria contábil que proporcione mais segurança ao seu dia a dia e que forneça informações valiosas e estratégicas para suas tomadas de decisões.

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe quais são as consequências de misturar as contas pessoais do sócio com as da empresa, é hora de se organizar ou procurar uma consultoria para ajudá-lo nesse processo!

Saiba que a ARVI Consultoria possui o serviço certo para você!

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos ajudá-lo a organizar seus negócios com tranquilidade.

#gestaofinanceira #consultoriacontabil #confusaopatrimonial #gestaoempresarial #consultoriafinanceira #assessoriafinanceira #gestaocontabil #controladoria #responsabilidadedossócios #confusãopatrimonial #ARVIConsultoria

QUERO AJUDA PARA GERENCIAR MINHA EMPRESA

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Pessoas00005 - ARVI Consultoria

Automatizando processos com o uso do ERP

Entenda como você pode automatizar processos da sua empresa com a utilização do seu sistema de gestão empresarial. Toda empresa precisa otimizar os seus recursos. Todo empresário deseja economizar mais dinheiro para sobrar mais ao final de cada mês. E

Pessoas00003 - ARVI Consultoria

A contabilidade para clínicas médicas

Como a contabilidade pode aperfeiçoar a gestão da sua clínica médica Conheça a realidade brasileira dos serviços contábeis prestados para as clínicas médicas e a importância de contar com uma consultoria para lhe apoiar na tomada de decisões. O médico

Reuniao00003 - ARVI Consultoria

Dicas para o fechamento contábil mensal

Dicas valiosas para você realizar o fechamento contábil mensal na sua empresa INTRODUÇÃO O fechamento contábil mensal é um período em que toda a empresa se esforça para que o objetivo seja atingido, ou seja, que a área contábil consiga

Tecnologia00009 - ARVI Consultoria

Como obter indicadores financeiros em clínicas médicas

Como obter indicadores financeiros em clínicas médicas INTRODUÇÃO Os indicadores financeiros são essenciais para a saúde financeira de qualquer empresa, e as clínicas médicas não são exceção. Contudo, muitas clínicas encontram dificuldades em obter indicadores confiáveis que reflitam com precisão

Recomendado só para você
Você, empresário, alguma vez já precisou recorrer aos bancos para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top