Você quer vender sua empresa e não sabe como precificá-la?
É normal ouvirmos essa pergunta de clientes em nossas consultorias, mas você sabe como realizar o cálculo do valor da sua empresa?
Alguns pensam que é pelo faturamento, outros pensam que é com base no lucro da empresa e outros com base no ativo. No entanto, saiba que não é tão simples assim, existem várias formas de realizar o cálculo.
Leia nosso artigo e saiba a resposta para essas perguntas.
Índice
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
No mercado de compra e de venda de empresas (sem considerar as startups, que diz respeito a outro mundo), temos 4 (quatro) métodos de avaliação de empresas.
Fluxo de Caixa Descontado
- Considera os fluxos de caixa da empresa projetados para 10 anos e para perpetuidade, de acordo com as projeções fornecidas pela administração;
- Desconta os fluxos de caixa a partir do custo médio ponderado do capital (WACC);
- Ao fluxo de caixa descontado é somado/deduzido o valor dos ativos/passivos não operacionais eventualmente existentes.
Múltiplos de Mercado:
- Considera a razão entre valor da empresa (EV) e EBITDA calculada para empresas comparáveis (mesmo segmento de mercado), selecionadas para o período de avaliação com base nas estimativas de analistas de ações;
- O múltiplo aplicável é a média de EV / EBITDA para as empresas comparáveis, nacionais e até internacionais;
- Os múltiplos resultantes se relacionam com as projeções de EBITDA para o período de avaliação, a fim de se obter o valor da empresa;
- Para o cálculo do valor da participação do empresário, subtrai-se do valor total apurado a dívida líquida ajustada, calculada com base nas demonstrações financeiras.
Preço Médio da Ação (ponderado pelo volume de negociação):
- Considera a média dos preços de fechamento diários da ação da empresa, ponderada pelo volume diário negociado nos 90 dias corridos anteriores à data da avaliação da empresa;
- Esse método, claro, só vale para empresas negociadas em bolsa.
Valor do Patrimônio Líquido por Ação:
- Considera a divisão do patrimônio líquido da empresa de acordo com as demonstrações financeiras (auditadas) por seu número de ações.
A empresa deve escolher qual método melhor refletirá o seu valor, e é normal a contratação de uma consultoria independente para elaborar um laudo de avaliação.
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
A base para os cálculos de avaliação da empresa é a contabilidade. Se a empresa não tiver uma contabilidade que demonstre exatamente a realidade da companhia, o cálculo não será efetivo e o vendedor ou o comprador poderá sair perdendo. É com base nas informações contábeis que serão definidos todos os parâmetros necessários para realizar as projeções de resultados e a definição do valor da negociação.
As demonstrações contábeis da empresa são uma poderosa ferramenta de análise da saúde econômica e financeira do negócio. É a partir dessas demonstrações que os analistas e os consultores se baseiam para determinar o valor do negócio.
COMO REALIZAR O CÁLCULO
A confecção de um laudo de avaliação é complexa, pois exige, de quem está preparando o documento, conhecimento não somente sobre a empresa, mas também sobre o ambiente onde a empresa está inserida e sobre os indicadores econômicos e financeiros do setor.
Um laudo de avaliação deve conter, no mínimo:
- Apresentação da empresa que confeccionou o laudo;
- Metodologia utilizada para avaliação da empresa;
- Visão geral sobre a empresa e sobre o setor da empresa;
- Cálculos das metodologias possíveis;
- Resultados encontrados.
Ao final do trabalho, teremos um laudo de avaliação da empresa, com quadros e gráficos demonstrando os valores utilizados no estudo, projeções da empresa e do mercado, indicadores financeiros e estatísticos, cálculos tributários e o valor da empresa para negociação.
Caso você não queira ou não tenha condições de contratar uma consultoria para avaliar sua empresa, mas quer saber (por alto) o valor do seu negócio, você pode verificar no mercado as últimas negociações de empresas do seu segmento e o método utilizado. Com base nisso você terá dicas de quais foram as premissas utilizadas, facilitando o cálculo de um valor aproximado da sua empresa.
CASES DA ARVI
Já tivemos a oportunidade de participar de processos de avaliação de grandes, médias e pequenas empresas, atuando como parte interna ou como parte independente.
Sempre que há um processo de compra e venda nas empresas, todos os processos são avaliados, documentos de todo os tipos são solicitados, certidões emitidas, possíveis contingências levantadas, contabilidade auditada e ajustada, reuniões e mais reuniões são realizadas, até que, enfim, o laudo de avaliação fica pronto e a negociação é realizada.
CONCLUSÃO
Como vimos, a avaliação de uma empresa não é simples e exige profissionais preparados para elaborar um laudo e para apurar o quanto o seu negócio vale.
Você sabia que a ARVI Consultoria vem ajudando empresários nessa tarefa?
Entre em contato conosco e vamos conversar. Estamos à disposição para lhe atender!