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Estratégias que vão ajudar você a aumentar o faturamento do seu laboratório de análises clínicas
Em nosso artigo, relacionamos algumas estratégias que vão ajudar você a aumentar o faturamento do seu laboratório de análises clínicas
Um grande desafio dos donos de laboratórios de análises clínicas é vender mais! Mas não é uma tarefa fácil encontrar formas para que você consiga aumentar o faturamento em seu laboratório e, neste artigo, traremos algumas opções para que você, empresário, possa absorver e aplicar no negócio!
Importante frisar que a revisão da estrutura do laboratório e os processos internos é fundamental para maximizar os lucros da empresa. Não esqueça de priorizar a qualidade no atendimento, pois a confiança da população pode ser um fator fundamental na hora de escolher em qual empresa realizar seus exames.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Coleta em domicílio
Saiu no Valor Econômico, em 28/10/2021, uma reportagem sobre o Laboratório Fleury, que trouxe como título: “Fleury descontinua plano de abertura de novas unidades”. A companhia planejava abrir entre 73 e 90 unidades no período de 2017 a 2021, porém só abriu 55 unidades, pois o atendimento móvel foi expandido e, naquela data, representava 7,3% do faturamento total do grupo, o que é equivalente à receita média de 25 unidades físicas. Surpreendente, não é?
Muitos laboratórios não possuem esse segmento de receita, o que, nos dias de hoje, é fundamental. Esse serviço oferece ao paciente uma experiência agradável, no conforto do seu lar, e representa para o laboratório um incremento na receita, uma vez que esse tipo de cliente poderia ter ido para um concorrente.
Se você não possui um veículo para coleta domiciliar no seu laboratório, é hora de repensar. Os grandes laboratórios já possuem esse tipo de atendimento e saíram na frente, porém não há motivos para que os menores não possuam.
Convênio com empresas
Já parou para pensar que muitas empresas (potenciais clientes) não possuem plano de saúde para os seus funcionários? E que você poderia fechar um contrato com um valor promocional para que os funcionários daquela empresa façam exames (exclusivamente) no seu laboratório?
Essa já é a realidade de muitos laboratórios. Agora na pandemia do COVID-19, muitos laboratórios conseguiram aumentar o faturamento devido à procura das empresas para testar seus funcionários com sintomas do vírus. Imagine se esse tipo de empresa não possuísse esse tipo de contrato, com certeza, os funcionários iriam procurar um posto de saúde ou outros laboratórios particulares concorrentes.
Se você ainda não começou a visitar potenciais clientes com a finalidade de firmar um contrato deste tipo, é hora de agir!
Utilização do seu banco de dados de pacientes para aumentar o faturamento
Já imaginou a quantidade de dados de pacientes que você possui no seu sistema de gestão? Dados sobre exames realizados, motivos pelo qual o paciente realizou o exame, histórico de problemas de saúde, datas dos últimos exames realizados, telefone, e-mail, endereço, data de nascimento, etc.
O que você conseguiria fazer com esse tanto de informação de forma organizada e com o objetivo de aumentar o faturamento do seu laboratório de análises clínicas? Parou para pensar um pouco, não é? É uma mina de ouro!
Eu imagino que você poderia utilizar esses dados para agir proativamente para trazer os pacientes que precisam realizar exames recorrentes para acompanhamento da sua saúde. Muitos idosos precisam de acompanhamento periódico, muitas pessoas com menor idade, porém com algum problema de saúde, também precisam.
Pegando esse gancho de trabalhar com dados, você poderia pensar em montar uma área de tecnologia voltada para a realização de exames necessários para todos estes pacientes que você possui no seu banco de dados. Isso seria bom para o paciente, pois ele só faria aqueles exames necessários, e bom para o laboratório de análises clínicas, pois geraria muito mais receita com esse trabalho proativo.
Pense nesta opção, nós vemos que isso é o futuro desse segmento, já que, no Brasil, o sistema de saúde pública é precário, a população não possui condição de arcar com um plano de saúde e os pacientes só procuram o atendimento quando a doença já está bem avançada.
Marketing e posicionamento
Já ouviu a frase: quem não é visto, não é lembrado? Pois é, simples assim, se você não utilizar ferramentas de marketing para chegar até os seus pacientes e possíveis pacientes, não terá sucesso neste mercado tão competitivo.
O marketing é um curso que está em alta atualmente, muitas agências de publicidade investiram pesado em ter ferramentas que ajudam as empresas a se posicionar melhor na internet, o chamado marketing digital.
E para se destacar dos concorrentes, é fundamental que sua empresa invista forte em uma estratégia de posicionamento de mercado. Afinal, a cabeça do paciente é moldada para ranquear empresas e, para ter sucesso, seu produto ou serviço precisa ser o primeiro a vir na cabeça dele.
Se você ainda não começou a investir em marketing e posicionamento da sua marca, é hora de rever seu planejamento, ele pode ajudar, inclusive, a aumentar o faturamento do seu laboratório.
Metas de vendas e motivação da equipe
E, para finalizar, não podemos deixar de falar que se a sua empresa não possui metas de vendas e não motiva seus funcionários, a chance de você continuar na mesmice é grande!
As metas servem para desafiar a sua equipe e dar direção para onde a empresa deseja ir. Também são fundamentais para medir o desempenho de cada funcionário.
Ao estabelecer as metas de vendas para o seu laboratório de análises clínicas, é preciso ter o cuidado de estabelecer metas claras, de forma que cada funcionário conheça com exatidão o desafio que lhe é proposto. Além disso, as metas definidas devem ser realistas, sem extrapolar a capacidade real da empresa e dos funcionários.
A motivação da equipe é fundamental para o sucesso do negócio, bem como para ajudar você a aumentar o faturamento, e o atendimento deve ser priorizado como um diferencial do seu laboratório de análises clínicas. Em um período em que os pacientes estão mais exigentes por conta da recessão, é importante mostrar a eles que vale a pena investir nos serviços do seu laboratório. Para fornecer atendimento de qualidade, você precisará de uma equipe motivada.
Táticas simples, como premiar o bom desempenho e dar feedback aos seus colaboradores trarão resultados extremamente positivos para a empresa. Não se esqueça de que é função do gestor entender seus funcionários e testar práticas que os coloque em sua melhor forma.
ARVI: uma consultoria especializada em laboratórios de análises clínicas que vai ajudar no sucesso da sua empresa
Depois dessas dicas, você deve estar com a cabeça fervendo para colocá-las em prática, então faça um esforço e coloque a mão na massa!
Você sabia que a ARVI Consultoria possui serviços voltados para os laboratórios de análises clínicas? Acesse o nosso site, conheça as nossas soluções e veja como podemos lhe ajudar a aumentar o faturamento do seu laboratório.
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