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Saiba como a tecnologia pode ser uma aliada no aumento de vendas em seu laboratório
Entenda de uma vez como utilizar recursos tecnológicos para o aumento de vendas em seu laboratório de análises clínicas
As empresas privadas no Brasil e no mundo são grandes agentes de transformação, e os laboratórios de análises clínicas e demais empresas da área de saúde possuem um papel fundamental para melhorar a saúde da população.
O Brasil é um país que possui recursos limitados para resolver os problemas sociais, incluindo os problemas de saúde. O setor público e o setor privado precisam trabalhar com foco na melhoria da saúde dos brasileiros e diminuir os casos de internação por doenças não tratadas previamente.
É com base nesse cenário que escrevemos este artigo e esperamos demonstrar para você, dono de laboratório, a possibilidade de trabalhar com a tecnologia para obter o aumento de vendas e ser um meio para solucionar os problemas de saúde dos brasileiros.
Cenário brasileiro
No Brasil, somente 20% das pessoas possuem plano de saúde e 80% dependem do sistema público de saúde. O problema é que o nosso país não possui dinheiro suficiente para dar assistência de qualidade para 165 milhões de brasileiros de graça. Isso é uma verdadeira espiral da morte, pois, a cada ano, os planos de saúde ficam mais caros e o acesso se torna mais difícil. Por outro lado, a população está envelhecendo, a quantidade de idosos no Brasil irá dobrar até o final de 2042, segundo estudo do IBGE. Quando a população envelhece, ela utiliza mais o serviço de saúde, a frequência aumenta e a complexidade também, além de aumentar o custo para tratar esse tanto de gente.
O Brasil não tem se preparado para lidar com essa situação e o resultado será que as pessoas tentarão acessar o sistema público de saúde e não conseguirão. Se hoje já é difícil, imagine com o dobro de idosos.
Sendo assim, nesse contexto, surge uma oportunidade para os laboratórios de análises clínicas explorarem, e com o uso da tecnologia a favor dos laboratórios, a busca pelo aumento de vendas pode ser alcançada com mais assertividade, menor custo e atingindo mais pessoas.
Oportunidade para os laboratórios
O laboratório que se preparar desde já para esse futuro (que já chegou) terá mais sucesso e, consequentemente, o aumento de vendas. Os grandes laboratórios estão investindo cada vez mais em tecnologia para utilizar os dados armazenados em seus sistemas de gestão a favor deles. Inclusive, alguns já estão se posicionando como empresas de tecnologia e não mais como laboratórios de análises clínicas.
Utilização da tecnologia
Com a utilização de dados, é possível reduzir os riscos de saúde das pessoas, com a realização de exames prévios, a baixo custo, e com isso melhorar a vida de todos.
Mas só será possível resolver esse problema social no Brasil, se você tiver dados confiáveis para trabalhar e entender o que pode acontecer com cada paciente caso ele não realize um acompanhamento periódico da sua saúde.
O laboratório, por outro lado, precisa ter clareza onde irá alocar recursos para conseguir atingir o maior número de pacientes possível e com certo nível de assertividade.
Uma possível solução é trabalhar em parceria com clínicas e médicos para entender os problemas de saúde de cada paciente e, com isso, realizar esse trabalho proativo de entrar em contato com os pacientes e alertá-los sobre a necessidade de procurar um médico e realizar os exames necessários. Isso costuma trazer retorno sob a forma de aumento de vendas para o seu laboratório.
Redução de custos com o uso da tecnologia
Com o uso da tecnologia, fica mais fácil realizar o aumento de vendas em seu laboratório de análises clínicas, assim como ter maior margem bruta, maior lucro, melhoria dos processos e automatização de tarefas repetitivas. Além disso, também é possível reduzir os custos dos exames para os pacientes, sem prejudicar a qualidade do serviço.
O uso de Inteligência Artificial (IA) é uma realidade que muitas empresas já experimentaram e utilizam no dia a dia, inclusive para sugerir exames com base nos dados clínicos do paciente.
A IA está sendo utilizada para comunicação com o paciente, com médicos, com clínicas e hospitais. Isso reduz os custos do laboratório, pois as informações são mais ágeis e precisas.
Os laboratórios também estão utilizando a IA nos processos internos, como, por exemplo, em cobranças, contas a pagar, serviços bancários, fiscais, recursos humanos, gestão de fila de atendimento, entre outros. Essa eficiência é traduzida em economia de recursos, pois a empresa consegue fazer muito mais com menos recursos.
ARVI: uma consultoria que existe para levar soluções à sua empresa
Neste artigo, trouxemos os problemas de saúde do Brasil e as oportunidades de negócios para os laboratórios de análises clínicas. O uso da tecnologia é fundamental para a melhoria dos processos, do aumento de vendas e, ainda, a consequente redução de custos.
Agora é hora de olhar para o presente e para o futuro do segmento de saúde e se preparar para competir nesse mar azul de oportunidades.
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