Índice
Saiba como elaborar e como funciona um fluxo de caixa efetivo para o seu negócio
Para onde está indo o dinheiro da empresa? Você empresário, já se fez essa pergunta? Acredite, você não está sozinho nessa!
Leia nosso artigo e entenda como o fluxo de caixa vai te ajudar a responder essa e outras questões.
O QUE É O FLUXO DE CAIXA?
Fluxo de Caixa é um instrumento de gestão financeira que demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período de tempo em uma empresa.
Com ele é possível, além de gerenciar o dia a dia dos recursos financeiros, projetar para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado, viabilizando a adequada aplicação financeira e a eventual captação de empréstimos para necessidades de caixa.
COMO ELABORAR?
Alguns sistemas já possuem essa ferramenta disponível para utilização, só dependendo de algumas parametrizações e às vezes alguma personalização no relatório para que a empresa possa usufruir dos benefícios de utilizá-lo.
Aqui vale ressaltar que a ferramenta de fluxo de caixa não é a mesma coisa que agenda financeira (ferramenta que exibe o saldo disponível inicial, os valores das entradas, das saídas e o saldo final na forma de calendário), existente em muitos sistemas financeiros que insistem em dizer para seus clientes que é um fluxo de caixa.
O objetivo é explicar como elaborar um fluxo de caixa do zero em planilha eletrônica, como a foto abaixo. Prontos? Vamos lá!
1º Passo – Para que seu fluxo de caixa reflita a realidade da sua empresa e seja compreensível aos olhos de todos, é necessário que você tenha em mãos o plano de contas financeiro da empresa e defina quais contas irão compor o fluxo de caixa, ou seja, quais serão as contas que aparecerão no relatório.
Se você tiver um plano de contas financeiro muito detalhado, talvez seja necessário pensar em levar as contas sintéticas ou totalizadoras para o fluxo de caixa ou até mesmo criar novas contas, agrupando as entradas e saídas.
Exemplo: serviços prestados à vista/prazo, venda de mercadorias/produtos, despesas trabalhistas, despesas administrativas, etc.
2º Passo – É hora de começar a dar forma ao seu fluxo de caixa. Primeiro, crie a estrutura da ferramenta, alimentando as linhas da planilha com os grupos totalizadores e as contas que receberão os lançamentos para as entradas e para as saídas.
Em seguida, alimente as colunas da planilha com os dias do mês que você está trabalhando e um espaço para que seja calculado o saldo disponível para cada dia. Utilize as abas da planilha para separar os meses do ano que está trabalhando.
Para finalizar, crie uma aba chamada consolidado e some todos os valores dos meses do ano nessa aba. Assim você saberá o quanto entrou e saiu de dinheiro até o momento. Caso pense em algo mais avançado, pode criar gráficos, que são ótimos para analisar a situação financeira da empresa.
3º Passo – Agora precisamos preencher a planilha com os valores que já foram realizados no período, ou seja, aqueles valores que efetivamente entraram ou saíram nas contas da empresa. Chamamos esse fluxo de caixa de “realizado”.
Não acabou ainda, não! Precisamos preencher também os valores que são previstos entrar e sair do caixa da empresa nos meses subsequentes, para que tenhamos um fluxo de caixa “projetado” e possamos ter controle e estabelecer limites de gastos para cada conta.
Ah, não esqueça de sempre conciliar os saldos de cada dia apresentados no fluxo de caixa!
BENEFÍCIOS
Existem vários benefícios para a empresa que adota essa ferramenta de gestão financeira, dentre eles podemos citar:
- Saber o quanto entrou e saiu de dinheiro na empresa em determinado período;
- Tomar decisões estratégicas sobre investir ou não em novos negócios;
- Identificar a necessidade de capital de giro em determinado mês;
- Saber a capacidade de distribuição de lucros, entre outros.
CONCLUSÃO
Como vimos, o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para as empresas. Sem ela é como se você estivesse pilotando um avião sem o painel de controle.
Com a adoção do fluxo de caixa a empresa pode assegurar que terá recursos suficientes para liquidar seus compromissos de curto prazo e que não possui recursos ociosos no caixa.
E você? Já possui um fluxo de caixa na sua empresa?
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre nosso serviço de elaboração de fluxo de caixa. Acesse o nosso portal e conheça nossos serviços. Estamos à disposição para ajudar sua empresa a melhorar a gestão e gerar melhores resultados.
Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
Very helpful information specifically the last part 🙂 I care for such information much.
I was looking for this certain information for a very long time.
Thank you and good luck.