Migração para o Lucro Real – Uma necessidade para as revendas de insumos agrícolas

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Você, Gestor da uma revenda agrícola, já deve ter pensado várias vezes se está pagando tributos a mais que o necessário, correto? A resposta é: depende.

Depende por quê? Pelo simples motivo de primeiramente ser necessário saber qual o regime tributário (lucro presumido, lucro real, simples nacional) a sua empresa está enquadrada atualmente e quanto de tributos já foi pago no período. Em conjunto com essa análise, é preciso saber algumas outras informações, tais como: faturamento mensal e anual, margem bruta, resultado antes do IRPJ e CSLL, peso dos gastos sobre a receita líquida, Ebtida, nível de gestão da empresa e, por fim, qual o sistema de gestão (ERP) utilizado pela empresa e quão bem implantado ele está.

Pela nossa experiência, as revendas agrícolas são potenciais ganhadoras na alteração do regime tributário para o Lucro Real, mas, para que isso se torne realidade, é necessário antes fazer um “dever de casa”.

Quais são os passos para essa migração de regime tributário?

Nossa orientação é, como primeiro passo, procurar uma consultoria competente para realizar um levantamento minucioso sobre a situação atual da empresa, propor melhorias e executá-las em conjunto com o cliente. É importante que a alta administração participe desse processo, pois vários processos internos podem ser alterados e é muito comum que haja resistência por parte dos funcionários, principalmente os mais antigos.

Segundo passo:

Exija da consultoria contratada que apresente dados sobre o levantamento realizado, planejamento tributário para o próximo ano (no mínimo), plano de ação, com prazos e tarefas detalhados, e expectativa de retorno com a mudança proposta. Não se contente com pouco nesse ponto! É importante a Gestão estar confortável com o trabalho a ser realizado daqui para a frente.

Terceiro passo:

Validar o trabalho realizado pela consultoria antes de dar o “aceite” dos serviços prestados é de suma importância para o sucesso dessa migração. Não aceite o término do serviço sem validar o que foi proposto nos passos anteriores, verifique se os novos processos estão de acordo com o planejado, se as alterações no sistema de gestão foram realizadas e se estão funcionando corretamente em todos os aspectos (lógico, financeiro, contábil e principalmente fiscal).

Quarto passo:

Invista em informações gerenciais para controle e tomada de decisões. É fundamental que a empresa possua um fluxo de caixa com visão dos valores previstos e realizados. Um orçamento anual de toda empresa, com aberturas por projeto, centro de resultados e centro de custos, e com acompanhamento do orçado x realizado, mês a mês, também é um item essencial. Estas informações devem estar disponíveis periodicamente, com apresentações mensais, no mínimo, para a Diretoria, a fim de que ações de correção de rota possam ser tomadas tempestivamente..

Quinto passo:

Contrate uma auditoria anual para revisar os procedimentos adotados pela empresa, certificar que os números gerados pela contabilidade e pelo financeiro estão de acordo com as normas internacionais de contabilidade (CPC) e melhores práticas do mercado. Isso trará mais segurança para a empresa, além de dar credibilidade ao mercado, principalmente instituições financeiras e fornecedores.

E você Gestor? O que está esperando para migrar sua empresa para o Lucro Real e potencialmente obter economia financeira e melhores resultados em sua Distribuição?

Conte conosco para lhe ajudar nesse processo, entre em contato conosco

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