Pix e cruzamento de dados pela Receita Federal: é possível?

Sera Que A Receita Federal Usa As Informacoes Do Seu Pix Para Analisar Suas Movimentacoes Financeiras Leia E Informe Se Blog - ARVI Consultoria

Compartilhe nas redes!

Pix: entenda se essa tecnologia está integrada com a malha fina da Receita Federal

A gente sabe que a Receita Federal possui uma poderosa ferramenta para cruzar informações dos seus contribuintes, a qual conhecemos com malha fina, mas será que ela abrange também o Pix? Leia o artigo que preparamos e entenda!

Vira e mexe escutamos essa pergunta: “a Receita Federal recebe as informações das movimentações financeiras ocorridas na minha conta via Pix? Qual o risco de receber algum valor via Pix e não declarar?”

Para responder essas e a outras questões, escrevemos este artigo. Vamos ao que interessa!

QUAL O ATUAL CONTEXTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO BRASILEIRO?

Estamos em 2022 e, neste momento, a maioria das transações bancárias, segundo o Banco Central, é realizada na modalidade Pix. Essa modalidade já superou a TED e o DOC.

Sabemos que, no Brasil, existe muita sonegação, muitas empresas, principalmente as menores, não declaram (faturam) tudo aquilo que movimentam. Porém, do outro lado da mesa, está a Receita Federal, com supercomputadores e com analistas bem-treinados para auditar as milhares de informações que chegam aos bancos de dados do órgão.

A Receita Federal, através do sistema SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), montou uma verdadeira armadilha para as pessoas físicas e jurídicas que não declaram suas movimentações financeiras. O que antes era feito em papel passou a ser digital e online, ou seja, hoje em dia, a Receita Federal pode identificar uma operação clandestina antes mesmo de ser concluída.

Já vimos casos em que os sistemas inteligentes da Receita Federal e das Receitas Estaduais conseguem identificar uma operação suspeita ocorrendo naquele momento e já direciona, uma fiscalização para o local da ocorrência.

Mas será que o fisco consegue cruzar os dados movimentados pelo Pix com as informações que as pessoas físicas e jurídicas declaram para a Receita Federal?

O QUE É PIX?

Segundo o Banco Central, o Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, o meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, de uma conta poupança ou de uma conta de pagamento pré-paga.

Ou seja, é mais um meio de pagamento que pode ser utilizado a qualquer tempo pelas pessoas e pelas empresas. Hoje em dia, todo mundo conhece o Pix, até as pessoas de maior idade estão utilizando essa opção, às vezes com certa dificuldade e com descuido, mas foi uma solução durante a pandemia para aqueles que não puderam sair de casa para cumprir seus compromissos financeiros.

 A RECEITA FEDERAL UTILIZA O PIX PARA CRUZAR DADOS?

A resposta é não, pois as movimentações financeiras das pessoas e das empresas estão protegidas pela lei de sigilo bancário. A Lei Complementar 105/01, em seu artigo 5º, não permite que a Receita Federal tenha acesso direto aos dados de pagamento e de recebimento dos contribuintes.

Porém, as instituições financeiras e de pagamentos fornecem periodicamente para a Receita Federal informações dos montantes movimentados nas contas bancárias dos contribuintes de forma consolidada. Essas informações são enviadas através de uma obrigação acessória chamada e-Financeira, que foi instituída pelo SPED, e que obriga as instituições a informarem movimentações acima de R$ 2.000,00 de pessoas físicas e acima de R$ 6.000,00 para pessoas jurídicas.

Veja que a Receita Federal já possui acesso livre à sua movimentação bancária!


Por outro lado, as empresas estão obrigadas a enviar para a Receita Federal algumas obrigações acessórias mensais e anuais. Nessas declarações, são informados dados de: faturamento, compras, clientes, fornecedores, tributos devidos, tributos compensados, pagamentos efetuados, recebimentos ocorridos, pagamento para funcionários e toda a movimentação da contabilidade de forma detalhada.

Já as pessoas físicas enviam anualmente para a Receita Federal a sua declaração de Imposto de Renda, na qual constam a sua renda obtida durante aquele ano, a lista dos bens, as aplicações, os pagamentos efetuados e, consequentemente, a sua variação patrimonial.

Com esses dados em mãos, tanto os informados pelas instituições financeiras e de pagamentos, as informadas pelas empresas, quanto os informados pelas pessoas físicas, a Receita Federal pode cruzar os dados recebidos – e é nesse momento em que o contribuinte é chamado para apresentar justificativa sobre sua movimentação financeira ocorrida no período analisado. 

Com isso, podemos concluir que a Receita Federal recebe toda a informação necessária para iniciar uma fiscalização da movimentação ocorrida nas contas bancárias do contribuinte.

POR QUE É IMPORTANTE ESTAR EM REGULARIDADE TRIBUTÁRIA?

Se você chegou até aqui, já deve ter percebido a importância de fazer a coisa certa!

Se a contabilidade da sua empresa não está em dia, se você nunca deu importância para ela, saiba que é por ela que a Receita Federal se baseia para fiscalizar a sua empresa e vai lhe cobrar com base no que está declarado nos registros contábeis. Atualmente, a contabilidade está praticamente online, toda movimentação realizada pela empresa é enviada para a Receita Federal, não dá para esconder o que sua empresa fez.

Quanto à pessoa física, o cenário não é muito diferente. Se, no dia a dia, o contribuinte consegue esconder da Receita Federal sua movimentação, ela pode te pegar na sua variação patrimonial, quando você entregar a declaração do Imposto de Renda. Ou seja, ela vai acompanhar sua evolução do patrimônio e comparar com a sua movimentação financeira bancária e as informações que você está repassando para ela na sua declaração de IR. Se essa movimentação não for compatível com o crescimento do seu patrimônio, você corre o risco de cair na malha fina e de ser chamado para justificar essa evolução.

É importante frisar que a Receita Federal poderá, a partir de um processo oriundo de uma fiscalização, ter acesso ao detalhe dos seus extratos bancários, inclusive solicitando tais extratos diretamente às instituições financeiras.

ARVI: SOLUÇÕES INTEGRADAS PARA UM MAIOR CONTROLE DAS FINANÇAS DA SUA EMPRESA

A Receita Federal não possui informações sobre o Pix que você ou sua empresa recebe ou paga, porém, como vimos, ela sabe o valor global movimentado nas suas contas bancárias.

Vimos que é importante ter qualidade, segurança e transparência na contabilidade da sua empresa, pois é por ela que a Receita Federal enxerga suas operações.

A ARVI Consultoria possui um serviço de revisão contábil da sua empresa. Com esse serviço, você terá a contabilidade demonstrando a realidade do seu negócio e poderá se certificar se a sua empresa possui alguma pendência relativa aos últimos 5 anos. 

Entre em contato conosco, estamos à disposição para ajudá-lo na organização do seu negócio!

#pix #contabilidade #gestaotributaria #revisaocontabil #sistemafinanceiro #meiosdepagamento #laboratóriodeanálisesclínicas #clinicamedica #odontologia #medico #dentista #biomedico #dirpf #ARVIConsultoria

CLIQUE AQUI E CONTRATE UM SERVIÇO DE REVISÃO CONTÁBIL PARA SUA EMPRESA!

Summary
Pix e cruzamento de dados pela Receita Federal: é possível?
Article Name
Pix e cruzamento de dados pela Receita Federal: é possível?
Description
Pix: entenda se essa tecnologia está integrada com a malha fina da Receita Federal. Leia o artigo que preparamos e entenda!
Author
Publisher Name
ARVI Consultoria
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Pessoas00005 - ARVI Consultoria

Automatizando processos com o uso do ERP

Entenda como você pode automatizar processos da sua empresa com a utilização do seu sistema de gestão empresarial. Toda empresa precisa otimizar os seus recursos. Todo empresário deseja economizar mais dinheiro para sobrar mais ao final de cada mês. E

Pessoas00003 - ARVI Consultoria

A contabilidade para clínicas médicas

Como a contabilidade pode aperfeiçoar a gestão da sua clínica médica Conheça a realidade brasileira dos serviços contábeis prestados para as clínicas médicas e a importância de contar com uma consultoria para lhe apoiar na tomada de decisões. O médico

Reuniao00003 - ARVI Consultoria

Dicas para o fechamento contábil mensal

Dicas valiosas para você realizar o fechamento contábil mensal na sua empresa INTRODUÇÃO O fechamento contábil mensal é um período em que toda a empresa se esforça para que o objetivo seja atingido, ou seja, que a área contábil consiga

Tecnologia00009 - ARVI Consultoria

Como obter indicadores financeiros em clínicas médicas

Como obter indicadores financeiros em clínicas médicas INTRODUÇÃO Os indicadores financeiros são essenciais para a saúde financeira de qualquer empresa, e as clínicas médicas não são exceção. Contudo, muitas clínicas encontram dificuldades em obter indicadores confiáveis que reflitam com precisão

Recomendado só para você
Conheça as aplicações financeiras mais indicadas para empresas! No artigo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top