Você é dono de um Laboratório de Análises Clínicas e desconfia que está pagando mais tributos do que deveria?
Muitos empresários estão nesta situação, ainda mais depois de um ano inteiro (2020-2021) de muitas vendas de testes de Covid-19.
Se você quer entender um pouco mais sobre esse importante assunto e economizar bastante com o pagamento de tributos, não deixe de ler nosso artigo desta semana!
CENÁRIO DO SEGMENTO DE LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS
Normalmente quem resolve empreender neste segmento é formado em biomedicina e já trabalhou em algum laboratório. Como todo início de empresa, esse profissional está dedicado ao atendimento e à área técnica, liberando laudos. A gestão tributária, contábil, financeira e administrativa fica em segundo plano, deixando na mão de colaboradores de confiança e do contador.
Conforme o laboratório vai crescendo e abrindo mais unidades (próprias ou postos de coleta), a exigência de mais dedicação nas áreas citadas acima aumenta e vem a necessidade de contratar algum técnico para a liberação de laudos e um coordenador para cuidar do atendimento. Assim, começa a haver uma dedicação maior na parte estratégica do negócio.
Com o olhar mais atento para a área financeira da empresa, surgem algumas perguntas quanto aos gastos com os tributos e se o contador está de fato apurando os tributos no regime tributário mais adequado para o seu negócio.
A partir do segundo trimestre de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, o faturamento dos laboratórios aumentou demasiadamente, fazendo com que os valores mensais das guias de pagamento de tributos fossem subindo uma ladeira sem fim, mês após mês. É neste momento em que deve ter surgido a dúvida se o regime de apuração atual realmente está valendo a pena.
COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
Contar com uma consultoria para realizar esse trabalho é fundamental, pois não é uma tarefa simples. Uma decisão errada pode fazer com que você tenha bastante prejuízo financeiro durante o ano, já que a escolha do regime tributário é para todo o exercício, não podendo voltar atrás!
É importante mencionar que esse trabalho pode ser um pouco demorado, então o quanto antes começar, melhor para você! Pela nossa experiência, é indicado fazer esse trabalho no segundo semestre do ano, pois pode ser necessário rever processos internos e até mesmo o sistema de gestão utilizado na empresa.
Usualmente são cumpridos os seguintes passos:
1º passo – Levantamento de Informações:
Para realizar esse trabalho, é necessário apurar e avaliar, no mínimo, os valores do exercício anterior e atual de: (a) vendas; (b) faturamento; (c) recebimento por categoria de serviços; (d) formas de pagamento; (e) gastos por natureza; e (f) apuração dos tributos. Esses dados precisam estar organizados e, se possível, em modo gráfico, para melhor entendimento do empresário.
2º passo – Estudo da Legislação Aplicada ao Segmento:
Além de ter domínio sobre a legislação que rege seu regime atual de tributação, é necessário verificar a legislação dos demais regimes tributários (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) e se há algum benefício que pode ser aplicado ao seu negócio para reduzir a carga tributária. O último ponto é importante, pois há um benefício fiscal ao segmento de laboratórios de que poucas empresas sabem!
3º passo – Comparação Entre os Regimes Tributários:
Com os dados levantados em mãos e com a legislação na ponta da língua, é hora de elaborar uma apresentação com a comparação entre o Simples Nacional x Lucro Presumido x Lucro Real, com os dados reais do laboratório. A partir dessa comparação, é possível visualizar o quanto a empresa pagou no exercício anterior comparado com os outros regimes, o quanto está pagando este ano e o quanto irá pagar no próximo exercício (com base na estimativa de receita elaborada pela administração).
4º passo – Escolha do Regime Tributário:
Se você, empresário, ficou satisfeito com a apresentação preparada pela consultoria e com tudo que viu até o momento, deve agora escolher, com base em dados concretos, o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa. Não deve ser difícil decidir, e é importante que o seu contador participe da decisão para avaliar a capacidade dele em lhe atender com essa nova mudança. Por exemplo, se você avaliar que o melhor regime tributário para o seu negócio é o Lucro Real e o contador não trabalhar com esse regime, será necessário levar isso em consideração no momento da escolha.
BENEFÍCIOS
O maior benefício para o empresário, sem dúvida, é financeiro, porque todo o dinheiro que ele gastava desnecessariamente com tributos agora irá diretamente para o seu próprio bolso!
Porém, há outros benefícios com esse trabalho, tais como:
- O empresário passa a ter maior conhecimento sobre o assunto;
- Maior segurança na apuração dos tributos;
- Acompanhamento mês a mês da economia tributária;
- Melhoria nos processos internos da empresa.
CONCLUSÃO
Como vimos, o planejamento tributário é uma atividade indispensável para as empresas. Sem ele, você nunca saberá se está pagando mais tributos do que deveria.
E você? Tem vontade de ter um planejamento tributário para o seu laboratório de análises clínicas?
Então entre em contato conosco e vamos conversar sobre nosso serviço de análise das alternativas tributárias.
Acesse www.arviconsultoria.com.br e conheça todos os nossos serviços. Estamos à disposição para ajudar sua empresa a melhorar a gestão e a gerar melhores resultados.
QUERO AJUDA PARA ANALISAR AS ALTERNATIVAS TRIBUTÁRIAS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS