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Saiba agora o que são indicadores contábeis e financeiros.
Descubra agora mesmo o que são indicadores contábeis e financeiros e suas características. Veja a seguir!
Um indicador, segundo o dicionário, é aquilo que indica (algo) “econômico”.
Trazendo para a nossa realidade empresarial, os indicadores são utilizados para medir e para acompanhar o desempenho de algum processo dentro da organização.
Os indicadores, também conhecidos como KPI (Key Performance Indicators), possuem importância relevante para os gestores, pois é com base neles que são tomadas decisões de intervir ou não em determinado processo.
Mas cuidado para não cair na armadilha de sair criando vários indicadores na sua empresa sem critério!
E para te ajudar a entender melhor esses indicadores, preparamos um artigo para você entender um pouco mais sobre esse excelente instrumento de gestão.
Tenha uma ótima leitura!
A diferença entre: dados, informações e indicadores
É muito comum as pessoas fazerem confusão com o conceito do indicador. Por exemplo, imagine uma sequência de atividades que gere o preenchimento do formulário “pedido de venda” em determinada empresa. Quando o funcionário digita o valor do pedido no sistema de gestão, ele inclui um dado no sistema.
Se somarmos todos os valores de todos os pedidos de venda de determinado mês, então teremos uma informação denominada “total de pedidos de venda”, ou seja, a soma de diversos dados com uma característica de interesse resulta em uma informação.
Por fim, o quociente entre duas informações diferentes resulta em um indicador. No nosso exemplo, se dividirmos o total de pedido de vendas por outra informação, digamos “número de vendedores”, teremos um indicador de valor de venda por vendedor.
Sistema de medição
Podemos entender por “sistema de mediação” sendo o conjunto de indicadores e de métricas utilizado para medir a performance organizacional da empresa.
O sistema de medição é dividido hierarquicamente em três níveis:
- Nível estratégico – composto por indicadores utilizados para avaliar os principais efeitos da estratégia nas partes interessadas e nas causas destes efeitos, refletindo os objetivos e as ações que pertencem à organização como um todo;
- Nível gerencial – composto por indicadores utilizados para verificar a contribuição dos setores (departamentos e/ou unidades) e dos macroprocessos organizacionais à estratégia e para avaliar a melhoria contínua dos setores;
- Nível operacional – composto por indicadores utilizados para avaliar o desempenho dos processos ou das rotinas individuais.
Abaixo estão algumas funções de um sistema de gestão:
- Verificar se as metas estabelecidas foram cumpridas;
- Apoiar a tomada de decisão;
- Analisar problemas estratégicos de forma proativa;
- Servir como base para o reconhecimento da dedicação coletiva; e
- Apoiar o aprendizado da organização.
Definição de indicadores
Agora que você já conhece o que é um indicador e um sistema de medição, está na hora de saber como, de fato, definir os indicadores efetivamente importantes para a sua empresa.
Para essa atividade ser realmente efetiva, é importante que a empresa já tenha realizado um mapeamento dos processos de negócio. Nesse mapeamento é importante que sejam definidos os responsáveis por cada um deles e, com base nesse trabalho, é necessário identificar os fatores críticos de sucesso de cada um dos processos ou dos macroprocessos da empresa, pois será com base nesses fatores críticos de sucesso que os indicadores serão definidos.
A decisão de definir os indicadores não deve ser tomada levando em consideração somente a opinião do responsável pelo processo. Técnicas como grupos de trabalho específicos, brainstorming ou oficinas envolvendo o maior número de pessoas possível devem ser promovidas com o intuito de, após analisados detalhadamente cada um dos processos e os objetivos que os compõem, estabelecer os fatores críticos de sucesso pertinentes.
Eis alguns exemplos fictícios de fatores críticos de sucesso associados a processos também hipotéticos:
Macroprocesso | Exemplos de Fatores Críticos de Sucesso |
Relacionamento com o cliente | Satisfação do cliente |
Tempo de atendimento | |
Faturamento | Pedidos por vendedor |
Vendas por unidade | |
Gestão de pessoas | Absenteísmo |
Clima organizacional |
Após a definição dos indicadores, é necessária a formalização através de formulários próprios. Neste trabalho, é obrigatório que já tenham sido definidos o objetivo do indicador, sua fórmula de cálculo, os responsáveis pela geração e pelo monitoramento e a periodicidade de acompanhamento.
Pontos de atenção
- Medir tudo: quem deseja medir tudo acaba não medindo nada;
- Preciso gerar todas as informações, de forma exaustiva e precisa: excesso de informação não significa melhores indicadores;
- Primeiro vamos medir, depois veremos o que fazer com as medidas: o processo ideal é o inverso: primeiro definimos as medições importantes, depois exploramos maneiras de viabilizá-las;
- Só vamos gerar indicadores daquilo que possuímos informação: devemos mensurar aquilo que é importante para a qualidade, o custo, a entrega e a segurança dos processos. Medir somente “aquilo que dá” não melhora o sistema de coleta de informações, não aperfeiçoa as práticas de medição e leva a organização a se contentar com o “possível”, mesmo não contemplando todas as necessidades do negócio;
- Preciso do sistema de gestão perfeito: muitos argumentam “não estamos utilizando indicadores porque não temos dados e informações disponíveis”. As informações necessárias não estarão 100% no seu ERP e isso não pode limitar a mensuração.
Exemplos de Indicadores
Abaixo alguns exemplos de indicadores utilizados pelas empresas para acompanhar o desempenho dos seus negócios.
Indicador | Conceito | Fórmula | ||
Liquidez geral | Mede a capacidade da empresa em saldar os compromissos assumidos a longo prazo. | Ativo circulante + Realizável a LP | ||
Passivo circulante + Exigível a LP | ||||
Liquidez corrente | Mede a capacidade da empresa em saldar os compromissos assumidos a curto prazo. | Ativo circulante | ||
Passivo circulante | ||||
Crescimento de vendas | Mede o desempenho de vendas para composição do lucro líquido. | Venda bruta atual | ||
Venda bruta anterior | ||||
Margem líquida | Mede o percentual que a empresa obtém de lucro em relação às vendas. | Resultado líquido | ||
Vendas líquidas | ||||
Margem EBITDA | Mede a capacidade de gerar recursos considerando apenas seu lucro operacional. | Lucro operacional (EBITDA) | ||
Receita líquida | ||||
Market-share | Mede a participação de mercado de determinada marca/produto. | Vendas totais | ||
Vendas do setor de atuação | ||||
Índice geral de clima | Mede a satisfação das pessoas na realização do trabalho (por meio de pesquisa). | Número de colaboradores que declararam estar motivados e satisfeitos | ||
Número de colaboradores pesquisados |
Conclusão
O tema “indicadores” é bastante amplo, e existem várias nuances que não foram tratadas neste artigo. O objetivo foi trazer para o leitor uma introdução sobre o tema e discorrer sobre alguns pontos que julgamos serem importantes.
Agora que você já conhece mais sobre o assunto, é hora de colocar em prática na sua empresa uma gestão por indicadores!
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