Como organizar as finanças da sua Clínica Odontológica?

Como Organizar As Financas Da Sua Clinica Odontologica Blog (2) - ARVI Consultoria

Compartilhe nas redes!

O segmento de odontologia está em pleno crescimento no Brasil.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente em 2020, esse mercado chegou a faturar cerca de R$ 167,1 bilhões.

Nesse sentido, percebemos que as grandes redes de franquias expandem suas operações pelas cidades a ritmo acelerado, mostrando que a consolidação desse mercado é um caminho sem volta! 

Sendo assim, você, dentista, que possui uma clínica própria, não pode deixar que o mercado tome parte de sua clientela, seja pelos preços, pela qualidade ou pelo marketing. Logo, para estar à frente dessas redes, sua clínica precisa estar bem organizada financeiramente.

Então, leia nosso artigo e entenda o que você deve fazer para se destacar no mercado e evitar que sua clínica de odontologia sofra com a expansão das franquias na sua cidade.

REALIZE UM LEVANTAMENTO DA SITUAÇÃO FINANCEIRA

O primeiro passo para organizar as finanças da sua clínica odontológica é realizar um levantamento da situação financeira atual, com o objetivo de avaliar se há condições de investir em melhorias que captem mais pacientes.

Nessa etapa, é importante avaliar se você não está misturando despesas pessoais com as despesas da clínica. A chamada “confusão patrimonial” é um problema não apenas de gestão financeira, uma vez que pode trazer consequências legais e tributárias. Sendo assim, se isso estiver acontecendo em sua clínica, é importante acabar com essa prática imediatamente, separando os recebimentos e pagamentos em contas bancárias distintas, sendo uma para a empresa e outra para você.

ELABORE UM BOM CONTROLE FINANCEIRO

O controle financeiro da clínica odontológica pode ser realizado de várias formas. O mais indicado é elaborar um fluxo de caixa, podendo ser controlado a partir de planilhas, sistemas, cadernos, aplicativos no celular, entre outros. O importante é que você faça esse controle diariamente e avalie se o negócio está indo bem, ou seja, se o resultado financeiro, apresentado ao final de cada mês, satisfaz a sua expectativa de retorno do investimento.

Esse controle financeiro precisa demonstrar as naturezas das receitas, das despesas e dos investimentos da sua clínica. Logo, é necessário separar as receitas por tipo de serviço prestado (dentística, endodontia, implantodontia, ortodontia, periodontia, radiologia etc.) ou por meio de pagamento (dinheiro, cartão, transferências etc.), e as saídas em grandes grupos de despesas (trabalhista, materiais, serviços, tributos, investimentos etc.). Dessa forma, você terá uma visão mais detalhada do que entra e sai.

FIQUE ATENTO AOS GASTOS

A melhor maneira de manter a saúde financeira da sua clínica é ter total controle dos gastos diários, pois o descontrole só é notado ao final de cada mês, quando você percebe que gastou mais do que deveria e seu saldo bancário não está como o esperado.

Além disso, dentista, não caia no erro de retirar pequenos valores do caixa no decorrer do mês sem critério, pois esse é um problema que muitas clínicas odontológicas enfrentam. Essa necessidade de dinheiro constante se explica pela desorganização financeira pessoal do dentista. Por isso, é importante estar financeiramente bem tanto na pessoa física, quanto na jurídica!

TRABALHE COM METAS

Como podemos gerenciar a clínica odontológica sem estipular metas para serem atingidas?! Essa pergunta é de extrema importância para você, dentista, pois uma empresa sem metas, não consegue avaliar seus resultados.

Sendo assim, é importante defini-las e compartilhá-las com todos os colaboradores, quebrando-as em pequenos objetivos. Com isso, seus colaboradores irão perceber sua importância dentro da organização e se sentirão mais motivados para trabalhar com mais afinco, além de sempre buscarem seu crescimento profissional. Quando as metas não são compartilhadas, ou seja, são centralizadas somente no gestor, não sobra tempo, para você, dentista, pensar em assuntos mais estratégicos como marketing, atendimento, uma nova especialização ou outros assuntos que só você pode decidir.

CONCLUSÃO

Agora você já sabe o quão fundamental é organizar as finanças da sua clínica odontológica para evitar surpresas indesejáveis no final do mês. Manter um controle financeiro vai fazer toda a diferença para você superar os desafios que o mercado de odontologia vem enfrentando com as redes de franquias.

Você sabia que a ARVI Consultoria tem ajudado dentistas a organizar as finanças de suas clínicas?

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre nossos serviços de assessoria financeira!

Acesse www.arviconsultoria.com.br e saiba mais sobre o nosso trabalho!

QUERO AJUDAR PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS DA SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como elaborar um orçamento empresarial

Como elaborar um orçamento empresarial Muitas empresas não possuem um orçamento empresarial e isso é uma triste realidade em nosso País. Empresas nascem e morrem todos os dias por falta de gestão, acompanhamento, planejamento e dinheiro. Isso poderia ser evitado

Pessoas00005 - ARVI Consultoria

Automatizando processos com o uso do ERP

Entenda como você pode automatizar processos da sua empresa com a utilização do seu sistema de gestão empresarial. Toda empresa precisa otimizar os seus recursos. Todo empresário deseja economizar mais dinheiro para sobrar mais ao final de cada mês. E

Pessoas00003 - ARVI Consultoria

A contabilidade para clínicas médicas

Como a contabilidade pode aperfeiçoar a gestão da sua clínica médica Conheça a realidade brasileira dos serviços contábeis prestados para as clínicas médicas e a importância de contar com uma consultoria para lhe apoiar na tomada de decisões. O médico

Reuniao00003 - ARVI Consultoria

Dicas para o fechamento contábil mensal

Dicas valiosas para você realizar o fechamento contábil mensal na sua empresa INTRODUÇÃO O fechamento contábil mensal é um período em que toda a empresa se esforça para que o objetivo seja atingido, ou seja, que a área contábil consiga

Recomendado só para você
Se você é do Distrito Federal, já deve ter ouvido…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top